Benefícios dos legumes para as crianças

Que vantagens tem para as crianças a consumir legumes

Carlota Reviriego Nutricionista21 de março de 2016

As leguminosas são alimentos típicos da dieta mediterrânea, retornando sobre tudo em pratos tradicionais quentes. Atualmente, influenciados por outras culturas gastronômicas, é comum também consumi-los em forma de saladas ou até mesmo para petiscar, como o humus, o que há de legumes, um prato fácil de consumir ao longo do ano.

Os legumes acrescentam muito benefícios para as crianças. Nos revemos.

Benefícios dos legumes para as crianças

Dentro do que chamamos de leguminosas pode incluir feijão, lentilha e grão-de-bico, além da soja (leguminosas secas), feijão e ervilhas. Os feijões verdes e ervilhas, ao ser frescas, têm algumas propriedades diferentes do que o resto, sendo mais ricos em vitaminas que o resto das leguminosas e era, nutricionalmente, as verduras em geral.

1. Trazem muitas proteínas: As leguminosas secas são uma importante fonte de proteína, cujo aminoácido deficiente é a metionina. No entanto, podem ser consideradas de alto valor biológico se combinam com cereais, uma vez que os cereais trazem este aminoácido. Cereais e legumes se complementam, tornando a sua ingestão diária de proteína de melhor qualidade que se pode obter em alimentos de origem vegetal. Estas combinações podem ser encontradas em pratos tradicionais da dieta do mediterrâneo, como as lentilhas estofadas com arroz ou o cozido madrilenho (grão de bico) com uma sopa de macarrão (trigo). O humus é normalmente consumido com palitos de pão, por isso também responde a este tipo de combinações.

A soja, ao contrário de outras leguminosas secas, tem uma proteína mais equilibrada, pelo que é de melhor qualidade, mesmo sem combiná-lo com outros alimentos.

2. São baixos em gorduras: Por outro lado, as leguminosas são alimentos baixos em gordura e ricos em minerais e vitaminas do grupo B.

3. Dão muito ferro: São, em concreto, uma fonte de ferro.

4. Fornecem fibras e carboidratos complexos: Além disso, as leguminosas são ricas em fibras e carboidratos complexos. Enquanto que isto é benéfico para a dieta de crianças, que costuma ser pobre em fibras, esses carboidratos não digeríveis (fibras), são conhecidos por gerar flatulência no intestino. Os carboidratos complexos são hidrolisam no trato gastrointestinal e sua energia se libera de forma mais lenta do que a dos carboidratos simples, que fornece ao organismo uma sensação de saciedade que perdura após a ingestão. Deste modo, a glicose é absorvida lentamente e a insulina é liberada de forma controlada, fornecendo energia durante um tempo prolongado, algo de grande utilidade para suportar o padrão de atividade dos mais pequenos, o que requer constante de energia.

Por que devemos oferecer legumes para as crianças

Alguns legumes também têm toxinas, como a lectina, que podem afetar algumas funções celulares como a síntese de proteínas. No entanto, estas toxinas são destruídas com o bom cozido de feijão, que não apresentam problemas para a saúde.

As leguminosas secas são, por isso, um dos alimentos mais completos que podemos encontrar, aconsejándose incorporá-los à dieta desde a infância. É mais, a sua ingestão conta como uma das 5 porções de fruta e legumes, que se recomendam consumir diariamente, pelo que devem consumir-se uma média de 2 ou 3 vezes na semana.

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