Benefícios dos legumes na gravidez

O bom de consumir legumes durante a gestação

Carlota Reviriego Nutricionista18 de outubro de 2016

As leguminosassão alimentos carregados de nutrientes, de fato, podem ser considerados superalimentos. São fonte de ácido fólico, potássio, ferro, magnésio e ácidos gordos essenciais. Além disso, os legumes são fonte de carboidratos complexos, fibras solúveis e fitoquímicos ou fitonutrientes. Mas, na gravidez, é conveniente tomá-las? No Guiainfantil.com esclarecemos-lhe tudo.

5 vantagens de comer legumes na gravidez

Durante a gravidez, tem que cuidar da alimentação, mas isso não significa que não tenha que cuidar sempre. No entanto, é certo que as necessidades nutricionais de proteína e de alguns micronutrientes se vêem aumentadas, dada a sua necessidade para a formação de novas estruturas no bebê que está crescendo.

1- Os fitonutrientes, presentes nas leguminosas, são substâncias de origem vegetal que não têm valor nutricional específico, mas cujo consumo, segundo as pesquisas mais recentes, representa um enorme benefício para a saúde. Especificamente, os fitonutrientes se relacionam com a prevenção de doenças cardíacas, do câncer e com a protecção contra a diabetes. A fibra ajuda a equilibrar os níveis de colesterol, e foi relacionado com a prevenção do câncer de cólon. As leguminosas também são fonte de proteína, que se combina com os cereais, atinge um valor biológico similar ao da proteína animal, sem conter apenas gordura nem colesterol.

2 – Dentro do que chamamos de leguminosas pode-se diferenciar as leguminosas secas, como o feijão ou feijão, lentilha e grão-de-bico, além de soja e legumes frescos, como o feijão verde e as ervilhas. Estas últimas, ao ser frescas, têm propriedades diferentes, sendo mais ricos em vitaminas que o resto das leguminosas e era, nutricionalmente, as verduras em geral. As leguminosas secas fornecem aminoácidos essenciais, exceto a metionina, que curiosamente é o aminoácido da maioria dos cereais. A soja tem uma proteína de melhor qualidade, mais equilibrada, mesmo sem combiná-lo com outros alimentos.

3 – Por outro lado, o ferro é um dos minerais cujas necessidades se vêem aumentadas durante a gravidez, devido ao aumento do volume sanguíneo materno e fetal. As leguminosas são uma fonte de ferro, outro ponto positivo para o seu consumo durante a gravidez.

4 – Como fonte de energia, além de proteínas, as leguminosas são ricas em carboidratos complexos. Estes hidratos se hidrolisam no trato gastrointestinal, liberando energia de forma mais lenta do que o hidrolizarse os carboidratos simples, proporcionando ao organismo uma sensação de saciedade que perdura após a ingestão, ajudando também a controlar as náuseas. A glicose liberada é absorvida lentamente e a insulina é liberada de forma controlada, algo de grande interesse para evitar desequilíbrios nos níveis de glicose, nada recomendáveis na gravidez, e menos ainda se ele foi diagnosticado diabetes gestacional.

5 – Além disso, os legumes ajudam a prevenir a prisão de ventre e as hemorróidas, devido ao seu conteúdo em fibra solúvel. No entanto, a fibra solúvel são carboidratos não digeríveis, ou seja, que chegam intactos ao intestino grosso, onde as bactérias presentes os utilizam, gerando as temidas flatulência. Romper bruscamente o fervura enquanto estiverem cozidos os legumes, bem ao retirá-las do fogo ou ao adicionar água fria, pode ajudar a atenuar este efeito.

Tendo tudo isto em conta, as leguminosas são quase todos benefícios e não só na gravidez, razão pela qual são consideradas um dos principais pilares da dieta mediterrânea.

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