Alimentos ricos em cálcio para grávidas

Os 10 alimentos com mais cálcio que são indispensáveis durante a gestação

Estefânia EstebanResponsable Multimedia27 de agosto de 2018

Durante a gestação, você deve cuidar da alimentação, mais do que nunca. Acima de tudo, porque agora você precisa pensar no bebê. Durante os nove meses de gestação, você terá que mudar algumas rotinas em sua dieta. Agora você precisa de uma maior quantidade de cálcio, necessário para a formação do esqueleto do bebê.

Mas… você sabe quais alimentos são ricos em cálcio? Quais você deve consumir durante a gestação para se certificar de que o seu bebê vai ter o necessário? Descubra a lista que preparamos com os melhores alimentos ricos em cálcio para mulheres grávidas.

10 alimentos ricos em cálcio para grávidas

Nós Tendemos a pensar que o cálcio encontra-se no leite e em todos os lácteos, como iogurte, manteiga ou queijo. E sim, é verdade, mas não só encontramos cálcio no leite. De fato, existem muitos alimentos que nos proporcionam muito mais cálcio. Aqui você tem os 10 alimentos mais ricos em cálcio que deve consumir durante a gestação:

1. Queijo (pode ser gruyere, emmental, roquefort e na bola): É o mais poderoso dos alimentos quanto à cálcio nos referimos. Traz entre 560 e 850 mg (miligramas) por cada 100 g (gramas) de produto. No entanto, você sabe que você deve ter cuidado com os queijos se não passaste a toxoplasmose. Certifique-se sempre de que são pasteurizados. O queijo manchego também oferece um grande aporte de cálcio. Calcula-Se que cerca de 470 mg por cada 100 g de produto. O queijo de Burgos (queijo fresco) traz algo de menos de cálcio, mas também não é nada mal: cerca de 186 mg

2. Sardinhas em azeite. As sardinhas em lata também oferecem uma grande quantidade de cálcio: 400 mg por cada 100 g de produto. É uma deliciosa opção, como aperitivo ou como um lanche no sanduíche.

3. Frutos secos. De entre todos os frutos secos, os ‘campeões’ do cálcio são, sem dúvida, as avelãs e as amêndoas. Contribuem com cerca de 240 mg por cada 100 g de produto. Além disso, tem vários outros benefícios, como o aporte em magnésio, fósforo, potássio… e ferro! Sem dúvida, uma grande aposta em sua dieta durante a gestação. Mas se você gosta mais dos pistácios, aposta por eles trazem 136 mg de cálcio).

4. Marisco. O marisco é uma grande fonte de cálcio. Mas acima de tudo, os lagostins, os camarões e as gambas. Trazem 220 mg de cálcio por 100 g de produto.

5. Iogurte. Outra opção (e muito saudável) de tomar cálcio durante a gravidez é o iogurte, que também beneficia a flora intestinal. Um iogurte cerca de 120 gr traz para a grávida cerca de 180 mg de cálcio. E se você é mais gulosa e preferir os flans e creme, você também pode aproveitar uma boa quantidade de cálcio. Contribuem com cerca de 140 mg de cálcio por cada 100 gramas de produto.

6. Figos secos. Se, além de cálcio procura combater a prisão de ventre, esta é sem dúvida uma grande opção. Os figos secos trazem 180 mg de cálcio por 100 g de produto e, além disso, têm a vantagem de possuir um alto conteúdo em fibra.

7. Legumes. Os legumes são fonte de cálcio e de fibra. De entre todas elas, as que mais cálcio que contribuem para a grávida são os grão-de-bico, com um total de 145 mg de cálcio por 100 g de produto. Você pode consumi-los de várias maneiras possíveis, tanto a quente como a frio. Como segunda opção tem os feijões brancos, que dão 130 mg de cálcio por 100 g de produto.

8. Leite de vaca. Pensamos que o leite é o expoente máximo, em relação ao cálcio se refere e não é bem assim. Verdade que traz muito cálcio, mas você vê que está muito abaixo de outros alimentos. Traz 130 mg de cálcio por cada 100 ml de leite. Mas claro, sempre será mais fácil consumir 100 ml de leite (meio copo) 100 g de sardinha em lata (por exemplo).

9. Ameijoas, berbigões e palurdes ou amêijoas. Os moluscos também fornecem boas quantidades de cálcio. Se você gosta de berbigões e amêijoas, é o momento de consumi-los mais. Trazem 120 mg de cálcio por 100 g de produto.

10. Chocolate com leite e batidos lácteos. Fechamos a lista de alimentos ricos em cálcio com um alimento doce: chocolate com leite e dos batidos lácteos. Embora já sabe que não passe por suas grandes conteúdo em açúcar. Quanto ao cálcio, refere-se, trazem 120 mg de cálcio por cada 100 mg de produto.

Quanto cálcio por dia, precisa da grávida

Calcula-Se que durante a gravidez e a amamentação, a mulher precisa de um aporte maior de cálcio: entre 1.500 e 2.000 mg de cálcio por dia. Mas, como saber se existe um défice de cálcio?

O certo é que os sintomas podem ser bastante sutis, mas podes permanecer alerta e suspeitar perante a acumulação de todos estes:

– Queda atípica de cabelo.

– Unhas mais fracas.

– Pele excessivamente seca, que se floco com facilidade.

– Cãibras musculares constantes.

Para potencializar a absorção de cálcio, certifique-se de que não sofre de deficiência de vitamina D. Ela receberá tomando o sol (com cuidado) e através de alimentos ricos em vitamina D.

Como deve ser a alimentação da mãe lactante

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