Alimentos que favorecem a fertilidade

Quais os alimentos que deve evitar e quais potenciar para engravidar

Carlota Reviriego Nutricionista09 de janeiro de 2017

Apesar de todos os micronutrientes têm funções importantes no organismo, alguns deles desempenham papéis-chave na fertilidade feminina ou na concepção e desenvolvimento do feto.

De fato, alguns alimentos podem ser prejudiciais para a fertilidade feminina, enquanto outros favorecem a concepção.

8 vitaminas e nutrientes que favorecem a gravidez

O excesso de vitamina C pode ser prejudicial para a fertilidade feminina, já que altera o muco cervical. No entanto, existem outros alimentos que você deve potenciar se você está procurando a gravidez:

1. Vitamina B: O hipotálamo, que regula através de hormônios do apetite sexual, é muito sensível à deficiência em vitaminas do grupo B. Em particular, o fígado utiliza a vitamina B2 ou riboflavina para eliminar hormônios que não são mais necessárias, incluindo estrogênio e progesterona. Em caso de escassez de riboflavina, o hipotálamo e hipófise recebem mensagens incorretas sobre a necessidade de esses hormônios e inibem a sua produção, associando-se com problemas de infertilidade e abortos espontâneos. A presença de outras vitaminas do grupo B se favorece sua absorção.

2. Junto com a riboflavina, a vitamina B6 ou piridoxina, e o zinco, essencial para a sua correcta absorção, são essenciais para a formação dos hormônios sexuais femininos e o correto funcionamento dos estrogênios, tais como a progesterona. O seu défice inibe a produção de progesterona em favor da produção de estrogênio. O zinco é também co-adjuvante de muitas enzimas relacionadas com a fertilidade.

3. O ácido fólico é a única vitamina que é recomendado suplementar em caso de querer conceber um filho, já que previne defeitos no tubo neural. A utilização de contraceptivos hormonais desequilibrar os depósitos, pelo que são necessários de 2 a 3 meses para garantir que os depósitos estejam cheios. As vitaminas C e B12 favorecem a sua absorção.

4. Além disso, juntamente com o ácido fólico, da vitamina B12 desempenha um papel importante na síntese de DNA e RNA, o material genético do futuro bebé, pelo que é necessário assegurar um correcto fornecimento, sobre o caso de seguir uma dieta vegetariana. O cálcio favorece a sua absorção.

5. Quanto às vitaminas lipossolúveis, a vitamina a tem grande importância no desenvolvimento embrionário e pode diminuir a ocorrência de cistos nos ovários. Alguns estudos, no entanto, constataram que altas doses de retinol podem causar alterações fetais, pelo que não deverá exceder as doses recomendadas.

6. Quanto aos minerais, níveis baixos de ferro foram relacionados com a infertilidade, enquanto que para manter os níveis adequados pode diminuir o risco de um aborto espontâneo. A vitamina C aumenta a absorção do ferro presente em alimentos de origem vegetal. Como o ferro, o magnésio está relacionado com a proteção contra o aborto e favorece a fertilidade. A assimilação da combinação destes minerais se vê reforçada pelo cálcio e as vitaminas B6 e D, enquanto que as bebidas com cafeína e tabaco limitam a sua absorção, pelo que é necessário evitá-las.

7. Mas só há estudos em animais, a deficiência de vitamina B1 ou tiamina está relacionado com problemas de ovulação ou de implantação do óvulo fecundado, o que poderia ter o mesmo efeito sobre o homem. Também foi observado que a deficiência de manganês pode causar defeitos no processo de ovulação e na síntese de hormônios sexuais.

8. Em estudos preliminares também foi observado que, uma vez que a co-enzima Q10 está em níveis muito baixos em mulheres que sofreram um aborto, um aporte extra pode beneficiar mulheres que planejam seguir tratamentos de reprodução assistida.

Capacidade reprodutiva de uma mulher

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O número de bebês e crianças que têm uma alergia tem crescido nos últimos anos.

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