Alimentos que atenuam os enjoos na gravidez

Alimentos que aliviam as náuseas e os vômitos da grávida

Carlota Reviriego Nutricionista11 de junho de 2018

Durante a gravidez, até 50 por cento das mulheres podem sofrer de náuseas e vômitos. A gravidade dos sintomas depende de cada mulher, e é independente do que tenha acontecido em gestações anteriores. Os sintomas tendem a agravar-se em situações de stress, cansaço ou ansiedade, e também costumam ser mais acusados em gravidezes múltiplas.

Por que aparecem os enjôos na gravidez

Durante as primeiras semanas de gravidez, o corpo da mulher produz quantidades elevadas de um hormônio, a gonadotrofina coriônica humana, e, embora se desconheça o motivo concreto, essa mudança hormonal costuma propiciar o aparecimento de náuseas. Por este motivo, quando a placenta começa a funcionar plenamente, para as 12-14 semanas, as náuseas cessam. No entanto, outros hormônios, como estrógeno e a tiroxina, podem também estar envolvidos no aparecimento de náuseas, e, neste caso, o desconforto pode manter-se para além das 14 semanas.

Existem alimentos que ajudam a aliviar esta sensação, embora nem todos funcionam para todas as mulheres, infelizmente, não existe nenhum que assegure o desaparecimento definitivo dos sintomas. Em geral, parece funcionar o fazer pequenas refeições a cada pouco tempo, em vez de deixar o estômago vazio, já que isso aumenta a sensação de enjoo.

Alimentos que ajudam a reduzir as náuseas na gravidez

As bolachas salgadas ou crackers,à primeira hora da manhã tendem a assentar o estômago. Nestas primeiras horas, é provável que os alimentos líquidos, que ajudam a aumentar as desagradáveis como náuseas, então é melhor evitá-los.

O gengibre é recomendado em todas as suas variedades, biscoitos, chás, cápsulas… É um remédio yang muito utilizado na medicina oriental, recomendado principalmente se, além disso, as náuseas, a mulher tem tendência a encontrar-se fria. O gengibre não é recomendável, no entanto, quando se está tomando algum tipo de anticoagulante.

Os doces de hortelã ou limão, ao contrário do que o gengibre, costumam ajudar quando o corpo tem a sensação de calor, já que é um remédio ying. Neste caso, há que ter em conta que os doces podem levar grandes quantidades de açúcar, de modo que, se possível, melhore escolhê-los, sem açúcar. Os chicletes de menta sem açúcar ou chá de poejo-hortelã, podem ser outra alternativa a utilizar.

Os hidratos de carbono de absorção lenta (arroz, massas, batatas…) costumam ser bem assimilados, quando menos condimentados melhor.

– Às vezes, a vitamina B6 também ajuda a reduzir as náuseas, embora os especialistas ainda não chegaram a um acordo sobre a quantidade de vitamina B6 é segura durante a gravidez. No entanto, uma dieta saudável e equilibrada que inclua alimentos ricos em vitamina B6 pode ser benéfica. São ricos em vitamina B6, os cereais integrais, incluindo a massa e o arroz, carne magra, peixe, frango, frutos secos e frutas, como banana ou abacate. De fato, os frutos secos podem ser uma opção muito recomendável, mesmo em casos em que os vômitos forem severos, já que, além de ajudar a atenuar as fastidiosas náuseas, fornecem energia e nutrientes valiosos para o organismo.

No entanto, se você é uma daquelas mulheres em que as náuseas e vômitos estão passando fatura, não convém ficar obcecado com a manutenção de uma dieta saudável e equilibrada, mas sim tentar superar a cada dia da melhor forma possível. A alimentação é importante, mas, neste momento, é mais importante manter-se hidratada e conseguir ingerir e manter no estômago quantidades suficientes de alimentos, para ter poder na vida diária. Restam pela frente o segundo e o terceiro trimestre de cuidar da dieta e garantir um bom aporte de nutrientes para o bebê.

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