Alimentos e nutrientes essenciais para a gravidez

As vitaminas e minerais que não podem faltar no seu gravidez

Guiainfantil.com 11 de maio de 2016

Cada grupo de alimentos, por si só, é incapaz de fornecer tudo o que o organismo precisa e menos em uma fase tão delicada como é a gravidez. Por este motivo, é essencial comer de tudo e escolher entre uma ampla variedade de alimentos para a construção de uma dieta saudável e equilibrada.

Para obter um bom equilíbrio nutricional, que forneça ao bebê tudo o que você precisa para o seu desenvolvimento, inclui em sua dieta alimentos dos grupos principais, de forma que os hidratos de carbono representem 35 por cento das calorias ingeridas, as gorduras 30 por cento, ou menos, as proteínas e os outros 30 por cento restante.

Alimentos nutritivos para a gravidez

Os três grupos de alimentos essenciais que não podem faltar na sua alimentação diária, pois são a base do seu equilíbrio nutricional. São os seguintes:

Proteínas. São necessários para a multiplicação celular, que precisa o desenvolvimento do bebê, e para a produção de sangue, cujo volume aumenta na corrente sanguínea materno. Encontram-Se em carnes magras, peixe, frango, clara de ovo, feijão e soja.
Hidratos de carbono
. Essenciais para a produção diária de energia. O pão, os cereais, o arroz, batatas, massas, as frutas e os vegetais são boa fonte de hidratos de carbono.
Gorduras
. Servem como armazenamento de energia corporal e para assegurar o bom funcionamento do sistema nervoso. São alimentos ricos em gordura, carne, produtos lácteos, como leite integral, manteiga ou a margarina, as nozes e óleos vegetais.

Nutrientes que não podem faltar na dieta da grávida

Durante o primeiro trimestre, o requerimento de cálcio aumenta de 1.000 mg a 1.200 mg de ácido fólico aumenta de 170 microgramas a 400 microgramas, e o de ferro, geralmente, não pode ser suprida apenas com a dieta, pelo que é necessário recorrer aos suplementos, que lhe prescreve o seu médico a partir do segundo trimestre, já que os requerimentos de ferro, cálcio e ácido fólico aumentam consideravelmente, em especial, durante o último trimestre.

Ácido fólico. Intervém na formação do sangue e previne os defeitos do tubo neural no embrião. Está presente em vegetais de folhas verdes, frutas e vegetais de cor amarelo escuro, assim como os feijões, ervilhas e nozes.

Vitamina B12. Mantém a boa saúde do sistema nervoso e é necessário para o desenvolvimento dos glóbulos vermelhos. Abunda na carne, o frango, o peixe e o leite. Os vegetarianos, que não consomem produtos lácteos, precisam de um suplemento de vitamina B12. Vitamina D. É a única vitamina que fabrica o corpo através da luz solar. É necessária para a mineralização de ossos e dentes e ajuda a absorver o cálcio dos alimentos. Se encontra em pequenas quantidades no leite e os cereais.

Vitamina A. Poderoso antioxidante, o que é necessário para manter os ossos fortes. Protege a saúde da visão e previne o envelhecimento prematuro da pele. A abóbora, as cenouras e os vegetais de folha verde são ricos em vitamina A.

Vitamina C. É essencial para o desenvolvimento e a cicatrização dos tecidos e ajuda a absorver o ferro. Mantém dentes, gengivas e ossos saudáveis. Os citrinos, o brócolo, o kiwi e os tomates contêm esta vitamina.

Vitamina B6. Serve para usar de forma eficaz as proteínas, as gorduras e os hidratos de carbono. Intervém no desenvolvimento dos glóbulos vermelhos. Se encontra na carne de porco (presunto), cereais integrais e bananas ou bananas.

O ferro. Mineral necessário para a produção de glóbulos vermelhos. É melhor absorvido do que o proveniente dos alimentos de origem animal (carne), que os alimentos de origem vegetal (espinafre, alho-poró e cereais). Em qualquer caso, a combinação na mesma digestão de alimentos ricos em vitamina C, que contribui para a sua absorção.

Cálcio. Fundamental na gravidez porque se emprega no funcionamento nervoso, contração dos músculos e no desenvolvimento de ossos e dentes. Os produtos lácteos são a principal fonte de cálcio, mas também se encontra nos peixes com espinhos como as sardinhas e os boqueirões, e no espinafre.

Marisol Novo.

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