Alimentos contra a azia na gravidez

O que fazer para evitar o ardor de estômago

Carlota Reviriego Nutricionista09 de fevereiro de 2017

A azia na gravidez se deve, em parte, à revolução hormonal que está sofrendo. Uma das funções da progesterona durante a gravidez é relaxar os músculos, pelo que também relaxa os músculos do estômago. Por outra parte, sobre tudo para o final da gravidez, o volume do conjunto útero-feto pressiona o resto dos órgãos, deixando pouco espaço.

Os sintomas de azia, em particular aquela sensação de queimação, deve-se a que os sucos do estômago, subindo desde a boca do estômago para o esôfago. Paralelamente, outros sintomas incluem gases, náuseas, vômitos e sensação de estar mais cheia do que o humanamente suportável, o que faz as digestões extremamente pesadas e incômodas. Além disso, durante a gravidez, e devido ao deslocamento que sofrem os órgãos, a azia e a sensação de peso podem se sentir desconforto ou dor no peito.

Alimentos que evitam a azia na gravidez

Quando os sintomas são severos, pode ser necessário o uso de antiácidos, algo que será o médico que prescreva. No entanto, quando os sintomas são leves, uma mudança na dieta ou nos hábitos alimentares e até mesmo o estilo de vida, podem ser suficientes para manter a acidez do estômago sob controle.

– Cereais como a aveia, o arroz ou trigo (macarrão ou cuscuz), vegetais como a alface, feijão, brócolis ou couve-flor, carne de frango e de peru ou peixes brancos, além de frutas como o melão, a melancia ou banana podem ajudar a aliviar os sintomas de azia.

– Acompanha as refeições com água, prescindindo de outras bebidas.

O leite pode ajudar a controlar a acidez, neutralizando os ácidos gástricos. No entanto, segundo os últimos estudos realizados, pode ocorrer um efeito rebote, já que também estimula a produção de ácido.

– Entre as refeições podem ser tomadas iogurtes ou batidos de leite e frutas, alimentos líquidos e ricos em proteínas tendem a ser mais fáceis de tolerar.

Outras dicas para evitar a azia na gravidez

– Evitar o tabaco e o álcool. A gravidez é motivo suficiente para evitá-los, já que podem causar danos ao feto, mas, além disso, piorando a azia e sensação de peso no estômago.

– Limitar a cafeína (café, chá e bebidas de cola), já que também piora os sintomas.

– Comer devagar, com regularidade e em pequenas porções. Manter-se em uma posição vertical após as refeições, para evitar que a gravidade ajude os sucos gástricos a subir para o esôfago.

– Tente não comer antes de dormir, melhor, quando já tenham começado a digerir os alimentos, ao menos umas 2-3 horas.

– Evitar fatores desencadeantes, como o chocolate, os sumos, as bebidas carbonatadas, os alimentos tipicamente ácidos, como frutas cítricas e tomate, e as refeições ricas em gorduras.

– Evitar refeições muito temperadas, sobre todo o picante, apesar de especiarias como gengibre parecem ajudar a melhorar os sintomas.

Cada mulher é diferente, por isso você deve fazer uma lista ou manter um diário, apontando os alimentos que pioram e/ou melhoram os sintomas, pois a acidez do estômago é algo que pode se repetir em futuras gravidezes.

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