Alimentação para grávidas com diabetes gestacional

Que tipo de alimentação tem de levar a grávida com diabetes

Carlota Reviriego Nutricionista13 de dezembro de 2016

A diabetes gestacional é diagnosticado quando são detectados, durante a gravidez, os níveis de açúcar no sangue acima do normal. Às vezes, a diabetes gestacional requer um aporte externo de insulina, mas na maior parte das vezes, um reajuste dos hábitos alimentares é normalmente suficiente para estabilizar os níveis de glicose. No Guiainfantil.com contamos-lhe como deve ser a alimentação da grávida com diabetes.

Recomendações nutricionais para gestantes com diabetes

Hidratos de carbono: é Conveniente que o fornecimento de energia proveniente dos hidratos de carbono não seja superior a 50%, e que estes sejam integrais ou de absorção lenta. Os hidratos de carbono de absorção lenta ou complexos, se encontram no pão integral, milho, batatas, e em cereais integrais, como o arroz e o macarrão e nas leguminosas. Os carboidratos simples, de absorção mais rápida, são encontrados principalmente em frutas e os sucos naturais e comerciais, o leite e as bebidas açucaradas. A velocidade de absorção dos carboidratos afeta os níveis de glicose no sangue, que serão acrescidos de golpe ao consumir carboidratos simples, mas que se manterão estáveis de uma forma mais constante, se ingeridos carboidratos complexos, que são liberados lentamente.

Nutrientes: você deve escolher alimentos que também fornecem micronutrientes, vitaminas e minerais, em quantidade apreciável, ou o que é o mesmo, que tenham uma elevada densidade de nutrientes.

Fibra: a fibra, presente, entre outros, os cereais integrais, também ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue, por isso é mais um motivo para se recorrer aos grãos integrais e aos as farinhas sem refinar.

Legumes: um mínimo de 3 porções de legumes diárias cruas ou cozidas, de preferência no vapor, para manter ao máximo as suas propriedades, e um mínimo de 2 porções de fruta fresca inteira, evitando os sumos naturais e comerciais, já que a fruta inteira fornece mais fibra.

Lácteos: é recomendável escolher leite e produtos lácteos de baixo teor de gordura e sem adição de açúcares.

Proteínas: a proteína pode ser de origem animal ou vegetal. A carne e os legumes, além de fonte de proteína, têm a vantagem adicional de ser fonte de minerais como o ferro, de grande importância, dado o aumento no volume de sangue durante a gravidez.

Gorduras: convém evitar as gorduras saturadas e hidrogenadas e usar óleo de oliva o mais puro possível, na medida do possível. Não se deve abolir a gordura por completo, já que fornece energia para o crescimento e fornece substâncias importantes para o desenvolvimento, sobretudo, do cérebro do feto e, além disso, é veículo de vitaminas lipossolúveis. Convém, no entanto, retirar a gordura visível da carne e a pele de frango e peru, e utilizar processos culinários que não apresentem gordura extra, como o assado ou cozido grelhado em vez de fritar.

Em resumo, abundância de frutas e legumes, gorduras e proteínas em moderação, carboidratos vindos de grãos integrais e limitar o consumo de bebidas açucaradas e doces em geral, que são as recomendações habituais para uma dieta equilibrada. Além disso, é conveniente manter um padrão de 3 refeições principais e duas secundárias para manter um aporte relativamente constante de macronutrientes e evitar períodos de jejum, o que, em conjunto, contribui para estabilizar os níveis de açúcar no sangue.

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