Alimentação na gravidez

Pontos-chave a seguir pela mulher grávida em sua dieta durante a gestação

Alba Caraballo FolgadoEditora jefe16 de setembro de 2015

Manter uma dieta saudável e equilibrada, tem de ser prioridade para a mulher grávida e, assim, garantir o bom desenvolvimento do bebê. O feto precisa dos nutrientes que chegam através dos alimentos que ingere a mãe. A falta de uma boa alimentação na gravidez pode provocar portanto, defeitos no feto ou um bebê com baixo peso. Extremar o cuidado com a alimentação na gravidez é benéfico também para a mãe, já que você terá mais energia.

Pontos-chave na alimentação da grávida

A mulher grávida tem de adquirir uma série de hábitos saudáveis em sua alimentação durante a gravidez. Se antes se saltabas refeições, picabas em excesso entre horas, abusabas de comida rápida, tirar alguns lácteos ou as frutas nunca estavam presentes em sua dieta que elimina todos esses costumes e adota estes simples, mas valiosas dicas durante a gestação:

– Suplementos vitamínicos: o médico vai receitar um vitaminas e minerais para garantir o aporte suficiente de ácido fólico, ferro, iodo, zinco, cálcio, vitamina B12 ou vitamina D. Não restes importância a estes comprimidos que deve tomar diariamente, previne defeitos no feto e ajudá-lo a desenvolver-se corretamente.

– Dieta saudável e equilibrada: uma boa alimentação na gravidez é aquela que é rica em nutrientes. Os nutrientes estão presentes em cinco grupos: proteínas, vitaminas, minerais, hidratos de carbono e gorduras. Faz cinco refeições por dia, não copiosas, adquire o hábito de comer no café da manhã, a meio da manhã, no almoço, lanche e jantar.

– Evite as gorduras: limita as gorduras saturadas em sua dieta grávida não introduzindo muitos fritos, bolos industriais, fast food ou snacks.

– Beba muitos líquidos. Você deve beber pelo menos 1 litro de leite por dia, mesmo se você tem dificuldade, você pode garantir a quantidade de cálcio através de iogurtes e queijos. A alimentação da grávida é essencial introduzir água ou sucos, e, pelo menos, beber 2 litros de água por dia para estar bem hidratada.

Controle do peso na gravidez

Poucos períodos da vida de uma mulher exigem tanto cuidado na alimentação, como a gravidez. Um dos seguimentos que realizará o ginecologista é, portanto, o controle e a evolução de seu peso ao longo da gestação.

A mulher grávida que tenha um peso normal antes da gravidez, é recomendado que engorda entre 9 e 15 quilos. No entanto, se você começa com um baixo peso, o médico irá avaliar o que ganho é a correta para a boa evolução da gestação e assegura a alimentação da grávida com mais cuidado. Além disso, se estiver com excesso de peso, o obstetra deve manter um controle do peso mais abrangente, já que a obesidade na gravidez traz riscos associados para a mãe e o bebê.

Uma boa rotina para controlar o peso durante a gravidez é a realização de exercício físico. Todos os ginecologistas recomendam pelo menos, caminhar 30 minutos todos os dias. Se, além disso, você pode e quer, é conveniente realizar exercício físico moderado. Já há academias que dedicam um espaço para o esporte para mulheres grávidas e, além disso, você pode praticar natação.

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