Alimentação de verão para crianças

Como alimentar as crianças na época mais quente do ano

Guiainfantil.com 02 de junho de 2016

Durante o verão, o calor provoca alterações no apetite das crianças. A maioria gosta mais de beber do que comer, por isso, o cuidado com a alimentação de nossos filhos nas épocas mais quentes do ano é algo que nós, os pais, não devemos esquecer. A alimentação é tão importante quanto o sono e as atividades esportivas, para que as crianças gostem de uma boa saúde.

Alimentos refrescantes para crianças

Frutas da época. Partidas em pedaços, em saladas de frutas regada com suco ou banhadas em leite fresco ou iogurte, são muito apetecíveis para o paladar das crianças no verão. São doces para eles e pode ficar tranquila, pois contêm uma grande quantidade de vitaminas e minerais, que são muito necessárias para o seu desenvolvimento.

Legumes da estação.
Em cremes frias ou temperadas, acompanhadas de queijo, em gazpachos e salmorejos com uma colher de chá de maionese para engrossar e melhorar o seu sabor, as verduras da época são um primeiro prato completo e nutritivo, tanto para almoço como para jantar, de seus filhos. Outra alternativa que também lhes agradar são os pistos de legumes com molho de tomate, os pimentões fritos que combinam bem com ovos e arroz, as berinjelas e os pimentões vermelhos recheados.

Sorvetes e sorbetes.
Home e cheios de nutrientes. As combinações de frutas, leite e iogurtes para os gelados e de frutas e sucos para os sorbetes são altamente atraentes para as crianças e muito nutritivas. Fazê-los em casa é muito fácil. Só precisa de uma batedeira, um molde e ao freezer.

Sumos e batidos.
Prontos em um momento, doces e tentadores. São preparados em um abrir e fechar de olhos, e devem ser consumidas, no momento, para que não percam o seu conteúdo em vitaminas e minerais. Têm a vantagem de aproveitar todos os benefícios das frutas cruas. Se você já tiver deixado os ingredientes na geladeira, estarão frescos na hora de consumi-los, e seus filhos vão querer repetir. São baixos em calorias e estão cheios de nutrientes que ajudam seus filhos a crescer.

Dicas para alimentar as crianças no verão

O verão oferece muitas possibilidades para uma alimentação saudável e equilibrada. Descubra quais são algumas das orientações mais recomendáveis para que seus filhos gozem de uma boa nutrição também na temporada de verão:

Aproveite as frutas e verduras da estação. As frutas e os vegetais são uma fonte importante de vitaminas e minerais para todos, mas tem uma especial importância para o crescimento das crianças. São ricas em fibras e com baixas calorias, por isso evitam a prisão de ventre e a obesidade.

Respeita os horários também no verão. Mas é normal relaxar um pouco em férias, deverá respeitar o horário de alimentação, pois esta rotina é muito importante para regular o apetite das crianças. Evita que façam as refeições com pressa e a horas diferentes a cada dia. Uma boa mastigação favorece a digestão, evita os gases e outros problemas intestinais.

Comece o dia com um bom pequeno-almoço. Inclui o pequeno-almoço de seus filhos, leite, cereais, sucos ou pedaços de frutas.

Evite as frituras. Substitua as frituras por alimentos grelhados. Lembre-se que é melhor consumir alimentos guisados, cozidos ou assados.

Respeita as digestões. Dependendo do tipo de alimento, deve-se respeitar o período de digestão antes de tomar banho ou entrar na água. Deve-Se aguardar pelo menos uma hora e meia ou duas, depois de comer, para tomar banho na praia ou na piscina. Um corte de digestão pode causar dor abdominal, náuseas, vômitos e perda de consciência.

Mantenha o lanche. Um lanche da tarde é essencial para não ficar com tanta fome na hora do jantar e evita picos de glicose, sobretudo, no verão, quando as crianças desenvolvem mais atividade física. Lanches e sanduíches, acompanhados de leite, iogurtes e sucos de frutas são boas alteranativas para completar a alimentação de verão das crianças.

Composição da dieta infantil

Gorduras. Nunca devem ultrapassar 30 por cento do consumo diário de calorias de uma criança. Estão concentradas nos óleos vegetais, manteiga, creme de leite, o iogurte, os ovos, a margarina e as gorduras animais.

Hidratos de carbono. A maior parte do aporte de calorias deve ser feita através dos hidratos de carbono. Devem representar 60 por cento do consumo na dieta. Pão, cereais, farinhas, massas, arroz, batatas, feijões, lentilhas e frutos secos são os produtos mais ricos em hidratos de carbono.

Proteínas. São essenciais para o correto desenvolvimento e crescimento infantil, e devem representar o 30-35 por cento das calorias totais da dieta. As proteínas animais são encontradas principalmente na carne, o peixe e os ovos. As proteínas vegetais não são proteínas completas e devem ser combinados os alimentos para formar proteínas completas, por isso é bom tomar a mesma comida, lentilhas com arroz, por exemplo.

Marisol Novo.

Aconselhamento: Departamento de Nutrição da Clínica Universitária de Navarra.

Como acostumar as crianças a comer legumes e frutas

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