Alimentação da grávida no verão

Quais os alimentos que deve ingerir a grávida na época de calor

Carlota Reviriego Nutricionista26 de julho de 2016

Estar grávida durante a época estival implica, em muitos casos, de enfrentar situações únicas como a falta de apetite, causada pelo calor ou desequilíbrios na dieta durante as viagens ou períodos de férias.

Em relação à alimentação, aponta essas dicas para cuidaros você e seu bebê de forma correta durante os dias de calor.

7 dicas sobre a alimentação da grávida no verão

Durante a gravidez, não há que comer por dois, mas se convém, sobretudo para o fim do segundo trimestre e até dar à luz, aumentar ligeiramente a ingestão calórica. Às vezes isso se torna um desafio, com náusea e queimação de estômago, que parece que não vai desaparecer nunca. Se este for o caso, pode ser útil seguir estas dicas:

1. Ter sempre à mão algo para petiscar, o estômago vazio, costuma aumentar a sensação de náusea, e até mesmo confundir-se com ela. Os alimentos secos tendem a ser de melhor aceitação nestes casos, e um punhado de frutos secos, por exemplo, é uma opção muito saudável para garantir esse aporte extra de energia sobre as necessidades individuais que se recomenda para o final da gravidez.

2. É melhor fazer várias refeições ao dia, e mais leves, que uma única refeição copiosa.

3. Convém não saltar o pequeno almoço, embora seja apenas um pequeno lanche de frutas, pão torrado ou frutos secos.

4. Quando o problema é a falta de apetite, e as porções habituais parecem impossíveis de terminar, pode ser melhor tomar duas pequenas porções, tapas e pinchos, podendo aumentar assim a variedade de alimentos ingeridos, em vez de lutar por terminado um único prato.

5. Às vezes, os smoothies ou batidos de frutas com iogurte e/ou sorvete, se tornam um grande aliado, ainda mais se forem feitos em casa. Vitaminas de frutas, cálcio dos laticínios e um aporte calórico considerável em um formato refrescante e fácil de consumir é perfeito quando não a vontade de comer não acompanham. Se, porém, o doce não é apetitoso, as saladas de macarrão, arroz ou legumes são a alternativa ideal. Atum, ovo ou carne de peito de frango como aporte protéico além dos carboidratos da massa de pão e arroz, e acompanhados de ervilhas, feijões verdes ou milho é um prato completo e equilibrado.

6. As viagens representam um transtorno dos hábitos alimentares, que se pode traduzir em digestões pesadas, azia e prisão de ventre.Estar bem hidratada quando se viaja no verão é fundamental para evitar problemas como retenção de líquidos e outros derivados da falta de água, como a prisão de ventre. Se bem que isto é sempre importante, ainda mais quando se está grávida, dado o aumento de líquidos corporais. Para evitar a prisão de ventre deve estar hidratada, mas também garantir um bom aporte de fibras, lançando mão sobre tudo, de frutas e saladas refrescantes.

7. A ingestão de comida em pequenas quantidades , normalmente para evitar a ocorrência de digestões pesadas, e limitar os fritos ou as refeições altamente calóricas, com grandes quantidades de gordura e as bebidas cabonatadas ou com cafeína, pode prevenir o ardor de estômago.

Bons hábitos alimentares, acompanhados de um bom descanso e um estilo de vida saudável são a melhor recomendação para conseguir levar a gravidez sem muitos transtornos.

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