10 erros dos pais com a educação dos filhos

O que não devem fazer os pais para educar as crianças

Alba Caraballo FolgadoEditora jefe28 de janeiro de 2016

Como ser um bom pai? É a pergunta que milhões de pais e mães de todo o mundo são feitas quase diariamente. E é que, da mesma forma que as crianças têm de realizar aprendizagens de todos os tipos ao longo da infância, os pais também têm de aprender a sê-lo.

Cada criança, cada situação, cada momento requer uma forma de agir para o que convém estar preparados mas, como agir? A melhor maneira de acertar e fazer o bem com a educação dos filhos é que os pais reconheçam que fazem o mal, em que estão errados e erros que cometem. No Guiainfantil.com te contamos quais são os desacertos mais comuns dos pais com a educação dos filhos.

Erros comuns na hora de educar as crianças

1. Ser um mau exemplo: os pais são os referentes e os modelos a seguir de crianças. É uma incongruência pedir à criança que não insulte, que seja paciente, que respeita os outros, ou que partilhe, se os pais não seguem essas mesmas regras.

2. Sobreproteger: é um dos erros mais comuns hoje em dia. Os pais, não só assumem as tarefas e responsabilidades de seus filhos, mas também impedem que fracassam e resolvem seus problemas. Proteger em excesso só consegue que a criança não desenvolva as habilidades necessárias para resolver seus problemas.

3. Não colocar regras e limites: as crianças precisam de regras na sua educação para saber como agir, para se proteger do perigo, para não se tornar crianças tiranos, apáticos ou passivos. Criar um modelo educativo a tempo, desde a infância, é fundamental na educação dos filhos.

4. Gritar com as crianças: modelos educacionais herdados, stress ou falta de recursos pedagógicos leva muitos pais a perder os nervos e gritar com os filhos. Quando a situação é normal, a única coisa que vai acontecer é que a criança se acostumar com ele e já não terá efeito, causa baixa auto-estima, estará mais nervoso e, além disso, tendem a ter atitudes agressivas.

5. Punir o mal: é geralmente punir com gritos ou de uma forma desproporcional ao comportamento da criança. Os especialistas indicam que punir ‘o canto de pensar” também não funciona, a criança não pensa na sua atitude nesses levantamentos. No entanto, é mais positivo do que o castigo educativo, isto é, em vez de usar a privação de algo, usar métodos para que as crianças entendam que o que você tem feito tem consequências.

6. Falta de acordo entre os pais: é muito comum que os pais não tenham o mesmo critério educativo e cada um aplique o seu. No entanto, isso tudo que faz é confundir a criança. É preferível falar entre o casal sobre como agir antes de dar orientações díspares que fazem com que a criança se sinta perdido.

7. Negatividade: os pais têm a usar o ‘não’ de forma muito habitual: ‘não suba aí’, ‘pular’, ‘não grites’… Por outro lado, se o que recebem as crianças são frases negativas e críticas, eles tenderão a ser adultos negativos e até mesmo com baixa auto-estima.

8. Não ouvir as crianças: é muito normal que em uma regañina o pai ou a mãe quer fazer ouvir a sua voz por cima da criança, bloqueando qualquer resquício de defesa ou comentário da sua parte. No entanto, é fundamental ouvir os filhos e saber por que fizeram algo, o que os levou a ter uma determinada conduta ou o que sentem, pensam e acreditam sobre as coisas.

9. Fomentar o consumismo: as crianças muitas vezes se dá de tudo e nas primeiras idades têm qualquer brinquedo que pedem ou até mesmo dispositivos tecnológicos. Evitar que as crianças se esforçam e lutam por alcançar as coisas e presentárselas em caixa só cria crianças preguiçosas e com poucas desejo de atingir objetivos.

10. Esquecer o que é ser criança: os pais tendem a esquecer que uma vez foram crianças, não se lembram o que ele sentiu a voltar para casa com um exame de suspense, a sensação de quebrar o vaso favorito da mãe ou é divertido pular em cima da cama. Não podemos tratar as crianças como adultos, estão em pleno processo de aprendizagem e precisam experimentar e testar. Ou seja, há que compreendê-los.

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