10 diretrizes para retomar hábitos saudáveis na volta ao colégio das crianças

Decálogo de saúde para as crianças no início do ano letivo

Ivan Carabaño Aguado Pediatra29 de agosto de 2018

Termina o período de férias, e é a hora de iniciar o ano letivo. De novo toque de acordar cedo, fazer os trabalhos de casa, estudar e iniciar as rotinas que havíamos deixado isoladas durante os meses de verão.

O início do curso escolar é um bom momento para voltar a tomar consciência da importância de certos estilos de vida. Não em vão, levar um estilo de vida saudável é o principal determinante da saúde dos mais pequenos da casa. Toma nota deste decálogo para retomar hábitos saudáveis na volta ao colégio das crianças.

10 dicas para retomar hábitos saudáveis na volta ao colégio

Eu me lembro de um decálogo de dicas para que os vossos filhos tenham a mochila carregada, não apenas de livros e cadernos, mas também de saúde:

1 – Nossa dieta deve ser majoritariamente vegetal. Foi de uma ingestão diária de cinco porções de frutas/legumes. Este facto parece-lhe impossível? Não é. Neste sentido, aconselhamos que tenha em conta as preferências gustativas de seu filho e que não cometa o principal erro na hora de cozinhar os legumes: você foge da sobrecocción!

2 – Viva legumes. O consumo regular de legumes (mínimo de duas vezes por semana) tem demonstrado melhorar a saúde cardiovascular. São baratas, e permitem um cozido muito versátil, que vai desde o ensopado até a preparação em saladas ou refogados.

3 – Peixe. Aconselhamos que você lhe dê a seu filho um peixe no mínimo três vezes por semana, se possível peixe branco. Uma vez por semana você pode substituir por peixe azul. Olho com alguns peixes, como o atum vermelho, o mero ou o peixe-espada, cujo consumo não pode ser muito freqüente, pelo seu elevado teor em metais pesados.

4 – Carne. A carne mais aconselhável é a de aves (frango, peru), dado o seu baixo teor em gordura saturada. De igual forma, a carne de coelho tem um perfil lipídico muito vantajoso. Lembre-se que a carne que mais contém ferro é a de vitela, mas não pode abusar dela pelo seu alto conteúdo em gordura saturada.

5 – Gordura boa. Há fontes de gordura muito saudáveis, como as presentes no azeite de oliva, castanhas, peixe, abacate ou o presunto ibérico. Esta gordura tem que ser a predominante na dieta de seus filhos, para que sua saúde cardiovascular seja o melhor possível.

6 – Açúcares livres. Lembre-se que os açúcares livres (presentes nas guloseimas, a pastelaria industrial, os sucos embalados e naturais) não trazem nada de positivo ao organismo e devem estar presentes o mínimo possível na dieta de uma criança. Favorecem o desenvolvimento de cáries, obesidade, etc.

7 – Esporte. Tem de ser praticado com regularidade, se possível ao ar livre e em equipe. Não só melhora a nossa saúde cardiovascular, socializa e impede o desenvolvimento de obesidade e excesso de peso. Ah! E para a sede, a melhor bebida sem dúvida alguma é a água.

8 – Dormir as horas suficientes. Ter uma boa higiene de sono favorece o bom desempenho acadêmico do dia posterior, ao permitir que a criança se concentre melhor. Para fazer isso: mandémosles para a cama cedo, evitemos as telas no quarto, promovamos uma cultura do silêncio/baixo nível de ruído, etc.

9 – Higiene dental. As crianças devem escovar os dentes no mínimo duas vezes ao dia (o ideal é que o façam após as refeições), desde que tenham dois anos de idade. Evitar na medida do possível, as bugigangas (por favor, na celebração de aniversário pode fazer outros presentes diferentes para sacos de doces!). Existem dentifrícios adaptados à idade das crianças.

10 – Eduquemos nossos filhos a tolerância e o respeito frente à diversidade e ao meio ambiente. Em suas mãos está nada mais e nada menos que o futuro do nosso planeta.

Dicas para tornar mais fácil a volta ao colégio das crianças

Promovido

Aqui estão 5 diretrizes de como usar a televisão para que nosso filho aprenda com ela, uma vez que se entretém

  1. Capa
  2. Educação
  3. Escola / Colégio
  4. 10 diretrizes para retomar hábitos saudáveis na volta ao colégio das crianças

Relacionados

AutonomiaEscolaNovas TecnologiasEscolaSanduíches e lanchesEducaciónvuelta ao colegiohabitos saludablescomida sanaobesidadfrutasverduraspescadodormirdeporteejercicio fisicodescansodeberes

0 Comentários

×

Responsável ” Polegar Meios S. L. N. E

Objectivo ” Gerir os comentários ou Registro na web

Legitimação ” Consentimento do titular dos dados

Direitos ” Tem o direito de aceder, rectificar e cancelar os dados, bem como outros direitos, como se explica a informações adicionais

Informações adicionais “, você Pode consultar a informação adicional e mais detalhada sobre a Protecção de Dados Pessoais na Política de Privacidade e Aviso Legal https://www.guiainfantil.com

O mais visitado

AlimentaçãoSaúdeLazerBebês

Boletim informativo Semanal GuiaInfantil.com

Receba nossas novidades em seu e-mail

×

Responsável ” Polegar Meios S. L. N. E

Objectivo ” Gerir os comentários ou Registro na web

Legitimação ” Consentimento do titular dos dados

Direitos ” Tem o direito de aceder, rectificar e cancelar os dados, bem como outros direitos, como se explica a informações adicionais

Informações adicionais “, você Pode consultar a informação adicional e mais detalhada sobre a Protecção de Dados Pessoais na Política de Privacidade e Aviso Legal https://www.guiainfantil.com

Utilizamos cookies próprias e de terceiros para melhorar o nosso serviço, elaborar informação estatística e para a veiculação de publicidade personalizada. Se você continuar a navegar ou fechar a mensagem, entendemos que você está aceitando. Você pode alterar as configurações na nossa Política de Cookies

GuiaInfantil.com é o site líder em audiência na categoria ” Família e Estilo de Vida, com 14 milhões de visitantes por mês.

Polegar Meios S.L. © 2000-2018. Todos os direitos reservados.

Made with by 360audience

Leave a Reply