10 dicas para pais de crianças desarrumadas

Meu filho é muito confuso, o que posso fazer?

Sara Tarrés Psicóloga Infantil06 de outubro de 2016

Sabemos que crianças pequenas se movem na água como os peixes no caos absoluto. Não importa para nada tirar um brinquedo, um após outro, os bichos de pelúcia por um lado, as peças de construção, por outro e, se necessário, espalham de acordo com todos os lápis de cores no chão para começar a pintar, sem problema algum.

O que podemos fazer para que ordenar que se torne um hábito e não uma batalha diária? Hoje trazemos-lhe 10 conselhos para pais de crianças desarrumadas.

O que fazer se meu filho é muito confuso

É importante que nossos filhos aprendam a recolher desde bem pequenos, por isso, devemos ajudá-los e acompanhá-los. Pensamos que ordenar faz parte de um processo de aprendizagem e, para isso, as crianças precisam de modelos a seguir. Se nós, os pais, acompanhamos esse processo e lhes fornecemos os elementos necessários (caixas, latas ou outros recipientes), em que lhes será muito mais fácil. Todavia, há muito mais que você pode fazer como você verá em estas 10 dicas.

1. Apresentar o ato de classificar como uma fase do jogo. As crianças resistem a ordenar porque, para eles significa o fim da diversão, assim que se apresenta como algo dentro do mesmo jogo, será mais fácil do que se recolham.

2. A idade ideal para ensiná-los a recolher suas coisas é sobre os dois anos de idade, momento em que têm o prazer de fazer coisas por si mesmos e lhes empolgados em ajudar os adultos.

3. Cantar músicas ou inventar uma quando são pequenos, fará com que ordenar seja mais divertido e não resisti tanto.

4. As crianças crescem e, às vezes, já não basta cantar as músicas que tão bem nos funcionavam antes. Quando isso ocorre, devemos procurar outras fórmulas que motivem, como colocar adesivos, colocar medalhas, recompensar de alguma forma o esforço que fazem.

5. Aproveitar a tarefa de ordenar para ensinar a classificar por formas, cores, texturas,…A verdade é que observar as diferenças ou as semelhanças entre os objetos e agrupá-los segundo se parecem ou não é uma tarefa cognitiva muito importante no desenvolvimento das crianças. Há que promover isto e desenvolvê-la e esta é uma boa maneira de fazê-lo.

6. Evitar a coleta por eles. As crianças devem aprender que as coisas não voltam a seu lugar por arte de magia, que é necessário que ajudem os objetos a voltar ao lugar onde pertencem, para poder voltar a encontrá-los novamente para se divertir com eles.

7. Avisar com antecedência de que o jogo está a terminar e que vai se aproximando o momento de recolher. Não avisar com antecedência, provoca frustração quando, de repente, acaba a diversão sem que ninguém tenha avisado.

8. Dispor de recipientes, caixas, baús… As crianças respondem muito bem às rotinas, aos costumes, sempre se guardamos as coisas em um determinado lugar eles aprenderão rapidamente para onde devem colocar cada um de seus brinquedos. Sugiro que ordenéis o material de jogo: carros, quebra-cabeças, bonecas, fantasias,… e que cada um tenha o seu próprio lugar. Isso vale para qualquer outro tipo de situação: mochilas, sapatos, roupas, etc, você tem uma área de chegada e saída no corredor de casa (ou no seu próprio quarto), onde possam deixar seus sapatos, agasalhos e outros, para que não fiquem espalhados por toda a casa conforme vão chegando.

9. Elogie o esforço e não esperar a perfeição.Punir por não ser ordenados, não vai dar-lhes as habilidades necessárias para ser um, assim que, antes de tudo, paciência e flexibilidade.

10. Praticar, praticar e praticar. Ensinar, educar e incutir esse hábito só se consegue à base de prática, muita paciência e algum momento de desespero. Mas vale a pena ser constantes, porque no final acaba sendo uma rotina mais.

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